Decreto de Afastamento | Dicasterio do Culto Divino e as Disciplinas dos Sacramentos

 


 Prot. N.º 009/2025


 DECRETO DE AFASTAMENTO

Aos que a esta lerem, graça e paz da parte de
Deus, o Pai, e de Jesus, nosso Senhor.

A este Dicastério chegou o pedido formal de Sua Excelência Reverendíssima Dom Igor, no qual manifesta, por motivos pessoais de ordem particular, o desejo de se afastar temporariamente do exercício de suas funções e encargos ministeriais que lhe foram confiados pela Santa Igreja.

Após cuidadosa consideração e em espírito de solicitude pastoral, este Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, na pessoa de seu Excelentíssimo Prefeito, Dom Edgard Costa Bergoglio, acolhe e aceita a solicitação apresentada.

DECRETAMOS:

Art. 1º – Fica concedido a Sua Excelência Reverendíssima Dom Igor o afastamento de suas funções ministeriais, conforme solicitado, por motivos de ordem pessoal.

Art. 2º – O afastamento concedido não implica perda de vínculo eclesial nem das obrigações próprias do ministério episcopal, devendo permanecer em comunhão com a Igreja e unido espiritualmente ao Sumo Pontífice.

Art. 3º – Este afastamento vigorará por tempo indeterminado, até que novo pronunciamento seja emitido por este Dicastério, de acordo com a legislação canônica vigente.

Elevamos ao Senhor Jesus Cristo nossas súplicas, para que este tempo seja de renovação, descanso e discernimento, confiando à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria o caminho de Dom Igor, no serviço à Igreja e ao Povo de Deus.

DADO E PASSADO na Sede do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, ao 01 dia do mês de outubro do ano do Senhor de 2025.


 Edgard Costa Bergoglio
Praefectus Dicasterii pro Cultu Divino et Disciplina Sacramentorum

 Hélio Borges CARD. MARTINS
Secretarius

SUMOS PONTÍFICES