DOM GREGÓRIO TAVARES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DI CASTEL MEDIANO
PREFEITO DA CASA PONTÍFICIA
PREFEITO DO DISCATÉRIO PARA OS SEMINÁRIOS
ACERBISPO METROPOLITANO DE SALVADOR
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
A todos que deste lerem, saudações e bênçãos no Senhor!
«No exercício do múnus pastoral que me foi confiado pela Santa Igreja, e em fidelidade à missão recebida do Romano Pontífice, dirijo-me a todos quantos este Decreto tomarem conhecimento, com votos de paz, comunhão e bênção no Senhor.
A Igreja, peregrina na história e guiada pelo Espírito Santo, é continuamente chamada a cuidar com zelo do tesouro que lhe foi confiado: a Sagrada Liturgia, na qual se manifesta, de modo eminente, o mistério da salvação. Cabe ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos promover, ordenar e salvaguardar tudo aquilo que diz respeito à celebração digna e fiel dos sagrados mistérios, segundo a tradição viva da Igreja e as normas legitimamente estabelecidas.
Diante das exigências atuais da vida eclesial, da necessidade de aprofundamento doutrinal e da adequada resposta pastoral às diversas realidades do Povo de Deus, torna-se oportuno fortalecer os organismos responsáveis pela reflexão, elaboração e acompanhamento dos ritos e práticas litúrgicas, de modo que estes expressem autenticamente a fé da Igreja e conduzam os fiéis a uma participação plena, consciente e frutuosa.
Atendendo a essas considerações, e após prudente discernimento, julguei conveniente constituir e designar novos colaboradores para cooperarem diretamente com este Dicastério, escolhidos entre aqueles que se distinguem pela retidão de vida, sólida formação eclesiástica e comprovado amor à Liturgia.
Assim sendo, pelo presente Decreto, NOMEIO:
– Cônego Wesley Prevost, incardinado na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, para exercer a função de Secretário do Dicastério, bem como Membro da Comissão para a Elaboração e Revisão de Ritos Litúrgicos.
– Cônego Luís Alberto, incardinado na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, para exercer a função de Subsecretário do Dicastério, igualmente como Membro da Comissão para a Elaboração e Revisão de Ritos Litúrgicos.
– Diácono Lucas Ryan, incardinado na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, como Membro da Comissão para a Elaboração e Revisão de Ritos Litúrgicos.
– Dom Pedro Vinícius, incardinado na Arquidiocese de Aparecida, como Membro da Comissão para a Elaboração e Revisão de Ritos Litúrgicos.
Aos nomeados confio esta missão como verdadeiro serviço à Igreja, que deve ser exercido em espírito de obediência, comunhão e zelo apostólico. Exorto-vos a agir sempre em consonância com o Magistério da Igreja, guardando fielmente a tradição litúrgica e promovendo aquilo que conduz à maior glória de Deus e à edificação do Seu povo santo.
Invoco sobre todos vós a assistência constante do Espírito Santo, para que ilumine vossas decisões, fortaleça vossa dedicação e fecunde todo o trabalho confiado às vossas mãos. Sob a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e a intercessão de São José, modelo de serviço fiel, coloco esta missão, certo de que o Senhor fará frutificar abundantemente tudo o que for realizado em Seu Nome.
Determino que o presente Decreto entre em vigor na data de sua promulgação, devendo ser observado conforme as disposições do direito vigente.

