Decreto de Eméritação | Dom Guilherme Augusto Cardeal Soares

 

PIUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUA REI MEMORIAM

Na sucessão dos séculos, o Senhor sempre concede à sua Igreja pastores eminentes na fé, firmes na caridade e prudentes no governo. Entre estes, resplandece de modo particular a figura de Dom Guilherme Augusto Cardeal Soares, que, durante longo e frutuoso ministério, desempenhou com fidelidade e dedicação as mais altas responsabilidades confiadas pela Sé Apostólica.

Tendo exercido, com sabedoria e espírito evangélico, os ofícios de Arcebispo Metropolitano de Aparecida, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma e Decano do Sacro Colégio Cardinalício, serviu como guia seguro para o Povo de Deus, pai solícito para os pobres e mestre lúcido na fé, honrando de modo singular a Igreja universal.

Agora, atingida a idade venerável, e diante das circunstâncias que não mais lhe permitem prosseguir no pleno exercício ativo das suas funções, nós, com paternal solicitude, acolhemos sua disposição e, pela autoridade Apostólica, DECLARAMOS a EMÉRITAÇÃO de Dom Guilherme Augusto Cardeal Soares, confiando-o à estima e à oração da Igreja inteira.

Permanece-lhe, todavia, o título e a dignidade de Cardeal da Santa Igreja Romana, com todas as honras e prerrogativas que lhe são devidas, a fim de que continue, com o testemunho da oração, da sabedoria e da fé inabalável, a sustentar o Corpo de Cristo como coluna veneranda e guia espiritual.

Expressamos nossa profunda gratidão pelo serviço prestado à Sé de Pedro e à Igreja universal, invocando sobre ele a abundância da graça divina e a proteção maternal da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja.

Dado e passado em Roma no Palácio Apostólico, aos 25 dias do mês de setembro do Ano Jubilar de 2025, o primeiro de nosso pontificado.

✠Pius Pp. II
Pontifex Maximus

SUMOS PONTÍFICES